Prefeitura decreta situação de emergência na saúde pública

por Claudio Alex Messias da Rosa em 19 de março de 2020

Por Gustavo Ban

Diretrizes permitem maior agilidade na contratação de profissionais e na compra de insumos

Na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito Marcelo Rangel decretou situação de emergência em saúde pública no Município de Ponta Grossa para o enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. O decreto permite com que sejam realizadas medidas preventivas mais eficazes na prevenção e no controle da doença.

O decreto assinado hoje autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias para o enfrentamento da emergência de importância nacional e internacional, relacionada ao vírus SARS-CoV-2, causador da doença Covid-19, mais conhecida como coronavírus.

As diretrizes têm como base a Lei Federal Nº  13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as ações que poderão ser adotadas para enfrentamento da emergência e que objetivam a proteção da coletividade.

De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, as precauções foram tomadas como forma de prevenção e controle do coronavírus. “O decreto foi necessário para que possamos fazer contratações emergenciais, não somente dos 33 médicos que assumem imediatamente, e também para a compra de respiradores, ventiladores pulmonares e equipamentos para UTI, além de suprimentos, como máscaras cirúrgicas, luvas e também álcool em gel. Como existe uma demanda muito grande no mundo e em outros municípios do país, nós não podemos ficar na espera. Nós não temos nenhum caso, porém, precisamos ter a responsabilidade de deixar a cidade preparada para qualquer eventualidade”, explicou.

Fonte: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/46207