CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social

São unidades públicas de referenciamento da Proteção Social Especial de atendimento especializado, onde devem ser ofertados serviços de proteção a indivíduos e famílias vítimas de maus-tratos, violência, abuso e exploração sexual e outras formas de violação de direitos, tais como o trabalho infantil, situação de rua, negligência, etc.

Segue logo abaixo a lista de CREAS e seus respectivos endereços e CRAS de abrangência de cada um deles. Para facilitar verificar a territorialização clique no mapa abaixo para a navegação visual.

CREAS I

Endereço: Rua Dr. Colares, 320 –  Ed. Ouro Preto – Centro. Telefone (42) 3220 1065 ramal 2076. Horário de funcionamento de Segunda à Sexta-feira das 8h às 17h.

CREAS I: têm como referências os seguintes CRAS:

  • CRAS CEL CLÁUDIO
  • CRAS CARÁ-CARÁ
  • CRAS JD. CARVALHO
  • CRAS 31 DE MARÇO
  • CRAS JD. PARAÍSO

CREAS II

Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, 21 – Jardim Carvalho. Telefone (42) 3220 1065 ramal 2075. Horário de funcionamento de Segunda à Sexta-feira das 8h às 17h.

CREAS II: têm como referências os seguintes CRAS:

  • CRAS VILA XV
  • CRAS VILA IZABEL
  • CRAS SANTA LUZIA
  • CRAS NOVA RÚSSIA
  • CRAS SABARÁ

CENTRO POP

O Centro POP é um serviço ofertado para pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia e/ou sobreviência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento da sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O Centro POP visa promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação civil. Proporciona endereço institucional para utilização, como referência, do usuário. Nesse serviço deve-se realizar a alimentação de sistema de registro dos dados de pessoas em situação de rua, permitindo a localização da/pela família, parentes e pessoas de referência, assim como um melhor acompanhamento do trabalho social.

No mesmo endereço do Centro POP funciona o Serviço Especializado em Abordagem Social: este serviço tem a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus e outros. É ofertado de forma continuada e programada devendo buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

Endereço: Rua Tobias Monteiro, 74 – Centro. Telefone (42) 3220 1065 ramal 2307. Horário de funcionamento de Segunda à Sexta-feira das 8h às 17h. Serviço de Abordagem em regime de plantão aos finais de semana, e noturno das 21h às 23 h, contato pelo telefone (42) 9 8879 3792.

Pular para o conteúdo Secured By miniOrange