Notícia 3 anos atrás

Marcelo Rangel recebe o título de ‘Prefeito Amigo da Criança’

por Claudio Alex Messias da Rosa em 2 de julho de 2020
Rodrigo K. Fotos: Vanderson Padilha

O Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, recebeu nesta quarta-feira (01) o título de ‘Prefeito Amigo da Criança’, honraria oferecida pela Fundação Abrinq a prefeitos brasileiros que realizaram ações significativas em benefício das crianças e adolescentes dos municípios que administram. A Fundação levou em consideração, principalmente, ações nas áreas de Educação e Assistência Social, realizadas pela Prefeitura de Ponta Grossa. Somente 125 prefeitos de todo o país receberam o reconhecimento – oito deles no Paraná.

O título seria entregue em cerimônia realizada em Brasília, na data de hoje, mas o evento não foi realizado em virtude da pandemia, que exige o distanciamento social. Sendo assim, a divulgação ocorreu na manhã desta quarta somente pelos meios de comunicação. “Por meio do programa apoiamos os gestores municipais que assumiram conosco o compromisso de priorizar a agenda da criança e do adolescente em seu mandato e reconhecemos os esforços  daqueles que tomaram medidas transformadoras para a realidade de seu município” declarou Synésio Batista da Costa, Presidente da Fundação Abrinq, no Relatório que avalia as gestões 2017-2020.

O prefeito Marcelo divulgou a notícia por meio das redes sociais, sob forte emoção. “Receber uma notícia dessas é espetacular. É um dos prêmios máximos do Brasil em reconhecimento nessa área, que elenca as melhores práticas e projetos voltados para a infância e adolescência. É muito emocionante, porque sabemos que milhares de crianças dependem das suas ações. Agradeço a cada pessoa que trabalhou nesses programas e projetos. Sem dúvida este é o prêmio mais importante de toda a nossa gestão”, disse Marcelo.

“É com muita satisfação que recebemos esta notícia. Saber que, entre tantas cidades do país, Ponta Grossa recebeu este título, é algo que nos orgulha. Projetos realizados pela Assistência Social contribuíram para que fôssemos vencedores e isso se deve ao grande trabalho realizado por nossas assistentes sociais e demais servidores, com ações voltadas para a Infância e Adolescência. Nosso agradecimento a eles, que atuam no serviço de Acolhimento, contra a violência e o trabalho infantil e em diversas outras ações. Parabéns a todas as pessoas que trabalharam para que o prefeito pudesse receber esse reconhecimento”, declarou Simone Kaminski, presidente da Fundação de Assistência Social.

Para a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, o reconhecimento reflete a política pública da Educação realizada pelo Prefeito em Ponta Grossa. “Uma cidade que se volta para a infância e a adolescência é uma cidade mais humana. A opção do prefeito pela Educação coloca o município de Ponta Grossa como uma cidade que pensa na criança como sujeito e autora de sua própria narrativa”, observa a secretária.

Entre as ações destacadas pelo Município para a Fundação Abrinq estão:

– Fortalecimento dos Conselhos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Atuação do Conselho de Segurança Alimentar, Alimentação Escolar, Comitê de Investigação de Óbitos.
– Atuação Intersetorial: trabalhos articulados entre as Secretarias envolvidas: Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte.
– Revisão e Institucionalização do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente 2017/2026 – Aprovado pela Câmara Municipal.
– Investimentos maciços na Educação: Educação em período Integral e novos Centros Municipais de Educação Infantil.

AMIGO DA CRIANÇA

No início de cada mandato, a Fundação Abrinq mobiliza gestores municipais a assumirem o compromisso de garantir direitos e priorizar políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes. Os prefeitos que assinam o Termo de Adesão, cumprem com a agenda proposta pelo Programa e melhoram a qualidade de vida de crianças e adolescentes ao longo de seu mandato, após avaliação, são reconhecidos com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança ao final da gestão. A adesão é gratuita e voluntária.  O relatório completo está disponível em www.prefeitoamigo.org.br .

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa