FASPG entrega CRAS do Santa Luzia reformado

por Alessandro Stachak em 20 de setembro de 2019

As 25 regiões atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Santa Luzia receberam, na manhã de hoje (15), um espaço inteiramente revitalizado e pronto para atendimento das famílias em vulnerabilidade social. Agora a comunidade, que é referenciada neste serviço, passou a ter uma estrutura totalmente renovada, além de um lugar esteticamente moderno, também conta com estrutura de acessibilidade.

Atualmente o Cras Santa Luzia tem 3817 famílias cadastradas que equivalem a cerca de 15 mil pessoas atendidas. De janeiro a julho de 2019, a equipe realizou 2158 atendimentos. São atendidos no local as regiões do Bocaina, Bom Retiro, Borato, Colônia Trindade, Conchas Velhas, Congonhas, Cristo Rei, Estrela do Norte, Jardim Boreal, Jardim Manacás, Jardim Sheiffer, Jardim Três Rios, Jardim Vitória, Loteamento América, Núcleo Cristo Rei, Periquitos, Pinheirinhos, Portal do Norte, Parque do Café, Santa Edwirges, Santa Luzia, Taquaruçu, Uvaia, Vila Real, Vila Romana

“Este é o terceiro Cras que estamos entregando para os ponta-grossenses, é praticamente um novo espaço. Melhorar a estrutura física reflete diretamente no atendimento à população. Estamos trabalhando para desburocratizar as tratativas e melhorar os nossos serviços como um todo. Investindo em espaços, recursos humanos e equipamentos”, destaca a presidente da Faspg, Simone Kaminski.

Nas mudanças realizadas no local foram investidos, com recurso federal, R$ 297.106,76 mil entre reparos e manutenção predial. Houve troca do piso e do forro, troca de todas as janelas e portas, da iluminação do local e revisão total da parte elétrica e hidráulica, pintura externa e interna, dos muros e das calçadas, banheiro com acessibilidade, rampas de acesso, troca da placa de identificação do Cras. Além disso, também foram adquiridos móveis (mesas, cadeiras, armários, longarinas, arquivos, entre outros), eletrodomésticos e eletrônicos (computadores, projetor multimídia, tela de projeção, purificador de água, lavadora de alta pressão, pipoqueira, lavadoras, smart TV 32”, entre outros).

Os trabalhos realizados nos Cras são diretamente para as famílias em vulnerabilidade social. São feitos desde cadastro no CadÚnico, PAIF (Serviço de Proteção Integral à Família), atendimentos, acompanhamentos e orientações sobre programas, serviços e benefícios da assistência social. “Além disso, outros encaminhamentos para a rede sócio assistencial e rede setorial, Serviço de Proteção Social Básica em domicílio, entre outros serviços”, afirma a diretora do departamento de Proteção Social Básica, Tatyane Belo.

Outros dois Cras estão em processo de revitalização, Sabará e Jardim Paraíso. “Os reparos tiveram como objetivo a melhoria na qualidade do atendimento à população, sendo mudado inteiramente o layout do prédio, priorizando a acessibilidade e estrutura, respeitando as orientações técnicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Isso é compromisso com os que mais precisam dos serviços. Nossa ideia é levar este trabalho para os demais Cras da cidade, tornando o serviço cada dia melhor e mais acessível. Agradeço a todos os servidores da Faspg, pelo empenho e dedicação aos que mais precisam”, diz Marcelo Rangel.

A estrutura conta agora com recepção, sala exclusiva para atendimento do CadÚnico, sala de escuta qualificada, sala da coordenação, sala da equipe técnica, sala para trabalho com grupos, amplo salão, banheiros masculino, feminino, adaptado e para funcionários, almoxarifados, cozinha, além da área externa para atividades ao ar livre, sendo realizado paisagismo através de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Política em Destaque. Disponível em: http://politicaemdestaque.com.br/2019/08/prefeiturafaspg-entregam-cras-do-santa-luzia-reformado/