DIA NACIONAL DO SURDO

por matheus em 26 de setembro de 2019
Presidente da FASPG Simone Kaminski Oliveira e Professor Dilson da Escola Geny Ribas

O Dia Nacional do Surdo é comemorado anualmente no dia 26 de setembro de 2019. A data tem como principal objetivo desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

Em Ponta Grossa, a Prefeitura Municipal através da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa mantém convênio com o Centro Pontagrossense de Reabilitação Auditiva e da Fala “Geny de Jesus Souza Ribas” – Geny Ribas – por meio de repasse mensal para a manutenção de atividades e serviços.

O Dia Nacional do Surdo serve para lembrar da luta pela inclusão dos surdos deve ser articulado todos os dias e vai muito além de uma responsabilidade da gestão pública, ela faz parte das obrigações de todas as pessoas enquanto cidadãos de um país que possui uma Linguagem Específica para Surdos.

A Cultura Surda e a Inclusão Social

Entre as várias atividades realizadas pela Fundação de Assistência Social e Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais, em uma delas o Restaurante Jeronimo recebeu a entidade para uma pré inauguração, com o intuito de promover a inclusão e interação social.