COMIDA BOA: Prefeitura inicia a distribuição dos vouchers na próxima segunda (18)

por Claudio Alex Messias da Rosa em 15 de maio de 2020

– As entregas acontecerão por ordem alfabética, os beneficiados deverão consultar os locais de retirada –

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu cerca de 28 mil vouchers referente ao programa Comida Boa, do Governo do Paraná. Trata-se de um auxílio emergencial, no valor de R$ 50, que permite aos beneficiários a compra de alimentos em comércios credenciados. A entrega acontecerá a partir de segunda-feira (18) em 43 pontos de distribuição. Em Ponta Grossa serão 23.171 famílias cadastradas para receber e mais 4.634 autônomos, informais e Microempreendedores Individuais (MEIs).

“Durante o período da pandemia do novo coronavírus o benefício vem como um complemento das ações do governo federal e das atividades já realizadas pela FASPG, é um auxílio para as famílias que mais necessitam neste momento. Será uma ajuda por três meses, sabemos que fará diferença em muitos lares”, comenta o prefeito Marcelo Rangel.

A entrega dos vouchers será feita pela Fundação de Assistência Social (Faspg). Para organizar e não haver aglomeração de pessoas as entregas acontecerão por ordem alfabética. “Trabalhamos durante esta semana para acharmos a melhor maneira de realizar esta ação. Muitas pessoas vão receber e queremos manter o padrão de cuidados indicados pela Saúde, por isso é importante que todas as famílias prestem atenção e só se dirijam aos locais nos dias e horários indicados. Todos devem usar máscaras e apenas um membro da família buscar o voucher”, explica a presidente da FASPG, Simone Kaminski.

Os locais de entrega foram divididos de acordo com a região que o beneficiado reside, sendo 41 locais fixos, com atendimento das 9h às 16h30 e a Unidade Móvel na Zona Rural (Colônia Santa Cruz, Sutil, Trindade, Guaragi/RoxoRoiz, Itaiacoca, Pinheirinho, Taguaruçu, Uvaia/Conchas Velhas), com o cronograma ainda não definido. Os autônomos e informais deverão agendar horário de retirada, das 10h às 16h, pelo 0800 400 8989 ou 3220-1065, ramais 2301, 2187, 2171, 2169. Já os MEIs deverão agendar via whatsapp pelo número 9144 9833, das 12h às 17h.

As pessoas poderão consultar a plataforma do Governo Federal, www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, para verificar se estão inscritas no CadÚnico e também para tirar dúvidas como locais de retirada dos vouchers, locais onde poderão realizar a compra, entre outros detalhes.

Quem pode receber

Para ter direito ao voucher, é preciso ser maior de 18 anos (à exceção de mães adolescentes), ter renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mínimo (522,50) e renda familiar que não passe de três salários mínimos (3.135,00). Somente aqueles que estão no CadÚnico, inscritos até a data de 20/03/2020, e com o perfil acima, serão beneficiados.

Os beneficiários inscritos no CadÚnico precisam apenas apresentar documento com foto e CPF no local indicado pelo município para a retirada do cartão. O microempreendedor individual, o contribuinte individual do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e o trabalhador informal de qualquer natureza deverá também assinar uma autodeclaração de que está enquadrado nos requisitos do programa. Não estão incluídos no cálculo da renda familiar os rendimentos do Programa Bolsa Família.

Documentos que os MEIs deverão apresentar

Para a retirada, será importante a apresentação dos documentos pessoais e comprovante do MEI. O cadastro será realizado apenas para o titular do MEI, não sendo possível a entrega do cartão para terceiros ou representantes. O atendimento na Sala do Empreendedor só será feito àqueles que estiverem usando máscara.

“Essa ajuda é muito significativa para os pequenos empreendedores, visto que a única fonte de renda provém do pequeno negócio. Sem dúvida, é um complemento de renda nesse momento em que muitos que estavam crescendo no mercado, tiveram uma desaceleração e retrocesso que eram inimagináveis há 2 meses”, avalia a coordenadora da Sala do Empreendedor, Tonia Mansani.

Programação de retirada

A entrega acontecerá conforme a letra inicial do nome do responsável familiar, de acordo com o calendário abaixo:

18/05 – A, B
19/05 – C, D
20/05 – E, F, G, H
21/05 – I, J
22/05 – K, L
25/05 – M
26/05 – N, O, P, Q, R
27/05 – S, T, U, V, X, W, Y, Z
28/05 – Todos aqueles que por motivo justificado não puderam comparecer nas datas anteriores.
01 a 05/06 –  Área rural conforme agendamento a ser divulgado

Em anexo local e horário de distribuição dos vouchers.