Notícia 5 anos atrás

AUTISMO: Faspg participa de atividades para conscientização da população

por webmaster em 2 de abril de 2019

por Rafisa Ramos

Durante toda essa semana atividades sobre o Autismo estão sendo realizadas. As ações são alusivas ao Dia Mundial do Autismo, celebrado todo dia dois de abril. A data visa ajudar a conscientizar a população sobre a doença, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A Fundação Municipal de Assistência Social (Faspg), juntamente com pais, pacientes e comunidade de modo geral, participou de uma caminhada, na manhã de hoje (2), organizada pela Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut).
A Prefeitura Municipal realiza diversas atividades para este público, durante o ano todo. Os encontros acontecem no Ginásio da Pessoa Com Deficiência, Jamal Farjallah Bazzi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Cerca de 30 autistas participam das atividades desenvolvidas, entre elas estão a oficina de musicoterapia e circo, fisioterapia, educação física. “Nós envolvemos o nosso público em todas as atividades trabalhadas dentro do serviço. É uma maneira de manter os usuários socializado e fisicamente ativo. Além das atividades já programas, sempre organizamos ações em datas comemorativas”, destaca a presidente das Faspg, Simone Kaminski.
A Faspg também participará do encerramento da semana, que acontecerá na sexta-feira (5), no Ginásio, às 14h. A psicóloga Deuza Avelar realizará uma tarde para a família, chamada de ‘Cuidando do Cuidador – Ressignificar a vida’. As pessoas portadoras de alguma necessidade especial e seus familiares podem participar das atividades diárias, basta entrar em contato com a equipe técnica pelo telefone 3222-3118.

Sobre o Autismo

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” (TEA). Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.