Notícia SUAS, FASPG 3 anos atrás

Assistência Social recebe 7 toneladas de feijão da Embrapa para campanha ‘Natal sem Fome’

por Claudio Alex Messias da Rosa em 16 de dezembro de 2020

Os alimentos serão entregues para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica do município

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) da Prefeitura de Ponta Grossa recebeu, nesta sexta-feira (11), uma doação de sete toneladas de feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os alimentos serão repassados às famílias em situação de vulnerabilidade econômica, por meio da campanha ‘Natal sem Fome’. A entrega aconteceu na sede do núcleo regional da Embrapa. O total doado, se equiparado a preços de mercado, foi estimado em cerca de R$ 70 mil.

De acordo com a secretária da SMPPS, Simone Kaminski, a doação foi obtida por intermédio do programa ‘Selo Social’, que estimula e reconhece empresas que realizam ações de responsabilidade social na cidade.

“Ao longo do ano, fizemos tratativas com várias empresas para viabilizarmos doações de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade econômica, principalmente por conta do ‘PG sem Fome’, que realizamos desde o início da pandemia do Coronavírus. Agora estamos trabalhando para conseguirmos parceria para o ‘Natal sem Fome’ também, uma campanha de um período específico que tem um simbolismo grande para a população. Nossa intenção é contribuir para que as famílias tenham um natal mais feliz e satisfatório”, destaca Simone.

Conforme o pesquisador da Embrapa, Marcelo Aguiar, que também viabilizou a doação para a SMPPS, os alimentos entregues fazem parte da produção regional da Embrapa. “Nós produzimos o feijão no nosso polo. Para evitarmos perdas, a Embrapa Arroz e Feijão decidiu repassar às instituições de assistência social. Foi então que entramos em contato com a Prefeitura para as doações. A intenção e o principal objetivo é ajudar as pessoas mais carentes nesse período difícil que estamos vivendo durante a pandemia e a crise econômica”, ressalta Marcelo.

Selo Social
Segundo a coordenadora do Selo Social, Amanda Costa, neste ano de pandemia, o programa viabilizou mais de R$ 2 milhões em alimentação, com doações feitas pela classe empresarial. “As ações de responsabilidade social são uma forma de comprometer-se com a comunidade. O Selo Social é um programa de reconhecimento e premiação das empresas e instituições que desenvolvem esse tipo de ação. Todo empreendimento tem potencial para ser socialmente responsável e, nós, da Assistência Social temos inúmeros projetos que atingem principalmente a população que mais precisa”, afirma Amanda.  Para saber mais e colaborar com o programa, o contato é o 3220-1065.

Natal Sem Fome
A arrecadação para a campanha ‘Natal sem Fome’ é realizada na Fundação de Assistência Social (FASPG), localizada na rua Joaquim Nabuco, n° 59, atrás do Shopping Palladium. Os alimentos recebidos são os que compõe uma cesta de natal, entre eles estão: bolacha sortida, leite, macarrão, molho de tomate, óleo, panetone, arroz, farinha de trigo, feijão e açúcar. As doações podem ser feitas até dia 18 de dezembro, das 9h às 16h. A entrega das cestas de natal está prevista para acontecer entre 20 e 23 de dezembro.